domingo, 3 de julho de 2011

Entrevista com ex dependente do cigarro.


A entrevista foi feita com a Mireni Miranda, uma ex dependente do cigarro.

Marina : - O que te levou a começar a fumar cigarro?
Mireni : - Começei a fumar por influência das minhas amigas que eram todas mais velhas e já fumavam antes.

Marina : - Você tinha orientação dos seus pais?
Mireni : - Não,Naquele tempo meus pais não conversavam comigo sobre o assunto. Mas quando a minha mãe descobriu que eu estava fumando tentou me alertar.

Marina : - Quanto tempo você fumou?
Mireni : - Fumei aproximadamente 16 anos.

Marina : - Quais era suas limitações físicas devido ao uso do cigarro ?
Mireni : - Sentia muito cansaço ao subir escadas,taquicardia, e minha pressão estava sempre alta,mesmo com o uso de remédios.

Marina : - O que te levou a procurar um tratamento?
Mireni : - Eu estava muito preocupada com a minha saúde.

Marina : - Onde você se tratou?
Mireni : - No CAPS(centro de atendimento psicosocial), em Macaé.

Marina : - Com quanto tempo de tratamento você conseguiu se livrar da dependencia?
Mireni : - Aproximadamente 1 mês.

Marina : - Quais foram as etapas do tratamento?
Mireni : - Em princípio fui entrevista por um assistente social,logo após começei a participar de reuniões,depois fui encaminhada a uma pneumologista que receitou remédios e adesivos de nicotina.Em seguida fui assistida por um psicólogo.


Marina : - Como foi  a atuação do psicólogo em seu tratamento?
Mireni : - Baseado em conversas nos dias das consultas que foram muito úteis ao tratamento.O psicólogo me ajudou a enfrentar os sintomas da abstinência de forma que eu não viesse a ter uma recaída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário